Assim como outras áreas da indústria, a odontologia vem se transformando, o que deu origem ao que chamamos de dentista 4.0.
A tecnologia está cada vez mais presente nos consultórios, mudando o dia a dia dos profissionais e a experiência do público com os tratamentos odontológicos.
Dentre as novidades, lentes de contato dentais, câmeras intra orais, novas formas de propaganda e uma série de recursos modernos que contribuem para a vida do profissional dentro e fora da clínica.
Essa nova realidade vem quebrando o estigma que envolve a odontologia. Apesar da fama ainda dominar, ela já não condiz mais com a experiência em consultório. Os procedimentos se tornam cada dia menos invasivos e mais seguros.
Tire todas as suas dúvidas sobre o dentista 4.0. Descubra o que há de novo e como a transformação de fato impacta o setor.
O que é a odontologia 4.0?
O conceito engloba uma série de inovações tecnológicas no universo da odontologia. As ferramentas são aplicadas com intuito de melhorar a experiência do paciente, modernizar os tratamentos e facilitar o dia a dia do profissional.
Quais são as novidades?
Mais agilidade no atendimento
Os pacientes estão cada vez menos dispostos a esperar, o que pede mais agilidade nos consultórios, tanto na organização quanto na prestação de serviço.
Graças a tecnologia, desafios como esse são fáceis de superar.
Mais segurança para ambos os lados
O dentista consegue fazer diagnósticos mais certeiros, e o paciente tem maior segurança por meio de procedimentos mais eficientes e menos invasivos.
Credibilidade para o profissional e a clínica
Quem se adequar as novidades não só garantirá todos os benefícios que as acompanham, como também obterá mais credibilidade por isso.
Além de um currículo pomposo e um histórico de sucessos, se você quiser causar uma boa impressão no cliente, deverá investir em um ambiente tecnológico.
Facilidade na divulgação
Graças ao marketing digital e as novidades que o acompanham, é possível alcançar um público cada vez maior. Além disso, o relacionamento profissional-paciente é estendido para fora do consultório, o paciente desenvolve confiança e o dentista autoridade.
Origem do termo
Contextualizando, a ideia do termo dentista 4.0, tem origem na indústria 4.0, um projeto estratégico de alta tecnologia criado e desenvolvido pelo governo alemão.
Em outubro de 2012, o grupo responsável pelo projeto, liderado por Siegfried Dais e Henning Kagermann, apresentou um conjunto de recomendações que visavam promover a informatização da manufatura.
Após alguns meses, já em abril de 2013, o relatório final do famoso Grupo de Trabalho da Indústria 4.0 foi apresentado e consagrado, convencendo o público e se popularizando.
Como você pode imaginar, a coisa não começou no 4.0.
A primeira revolução industrial foi marcada pela mecanização da produção utilizando água e energia a vapor. A segunda, introduziu ao mercado em massa a energia elétrica.
Durante a terceira revolução industrial, conhecemos o potencial dos aparelhos e dispositivos eletrônicos.
Assim, até hoje, e cada vez mais, novas tecnologias vão surgindo, automatizando a produção e facilitando o nosso dia a dia.
A indústria 4.0 marca uma suposta quarta revolução industrial, caracterizada por “fábricas inteligentes”, sistemas ciber-físicos e um mundo virtual quase que completamente desenvolvido.
Dentro dessa nova realidade, nasce também o dentista 4.0. As novidades adentram os consultórios e a vida desses profissionais.
Conheça as principais inovações
Sem dúvidas, esse é um dos momentos mais esperados deste post. É hora de descobrir o que há de novo a sua disposição.
CAM/CAD
A sigla vem do termo em inglês “Computer-Aided Manufacturing”, que significa “Manufatura Assistida por Computador”, e “Computer-Aided Design”, que quer dizer “Desenho Assistido por Computador”.
Apesar de poder ser usada em diversos mercados, ressaltamos aqui a sua utilização em consultórios e clínicas odontológicas. Neste caso, servem para manufaturar próteses dentárias.
Após o desenho da prótese no computador, um comando é enviado a uma máquina, que o transformará em uma peça real por meio de impressoras 3D.
Graças a inovação, ficou tudo muito mais fácil, já que a digitalização é feita diretamente no paciente. Em geral, os resultados são seguros e certeiros.
Check-up digital
O check-up digital é um exame realizado via captura de imagens de uma câmera intrabucal de alta definição. Através da tecnologia, é possível aumentar a imagem em até 70 vezes.
As fotos permitem muitos insumos ao profissional, facilitando a análise do dente e o processo diagnóstico.
Assim que as imagens ficam prontas, o próprio paciente pode visualizá-las, o que permite um atendimento mais transparente.
Cirurgia guiada
A cirurgia guiada é uma alternativa moderna para se fazer implantes dentários. Um software de computador é utilizado para planejar todo o procedimento, levando em conta as peculiaridades de cada paciente.
Por meio da cirurgia guiada, os implantes são posicionados através de um procedimento virtual, a reprodução dos dados acontece em três dimensões, permitindo uma visão completa dos resultados.
Após análise, o dentista irá realizar a inserção da nova prótese já com um conhecimento aprofundado sobre cada caso.
Atualmente, o tratamento pode ser feito sem cortes ou pontos, oferecendo mais segurança e conforto.
Ultrassom cirúrgico
Você já ouviu falar no ultrassom cirúrgico?
A técnica ganha cada vez mais espaço. Se trata de um método moderno, leve e menos invasivo de realizar modificações na estrutura óssea da boca ou na gengiva.
Também conhecido como cirurgia óssea piezoelétrica, o tratamento se dá via instrumentos rotatórios ou cortantes, e conta com a vibração ultrassônica.
Apesar de não ser indicada para todos, quando utilizada demonstra resultados efetivos e uma recuperação mais fácil e tranquila se comparada a outras opções terapêuticas.
Nanopartículas
Dentre as inovações que fazem parte da vida do dentista 4.0, não poderíamos deixar de falar das nanopartículas.
Inspirada na nanotecnologia, pode ser usada em diversas áreas, inclusiva na odontologia, para a qual propõe melhoras significativas.
Graças a novidade, é possível a manipulação de átomos, permitindo a criação de particularidades físicas, químicas e biológicas. Um bom exemplo são as resinas de alto polimento, que são mais resistentes e apresentam mais brilho, conferindo longevidade às restaurações.
DSD
A técnica DSD, Digital Smile Design, veio em resposta a uma maior exigência dos pacientes da odontologia, em especial em relação aos procedimentos estéticos.
Além de ótimos resultados, a tecnologia otimiza o tempo de tratamento e inclui o paciente em todo o processo.
Por meio da radiologia digital, é possível mensurar exatamente qual será o resultado, permitindo um planejamento personalizado para cada paciente.
Marketing Digital
É impossível falar no dentista 4.0 e não tocar em marketing digital. O profissional moderno investe em propaganda, se relaciona com seus clientes, é autoridade no assunto, e marca presença nas Redes Sociais.
Quem ficar de fora deste novo universo, com o tempo também perderá lugar no mercado.
Investir no universo online é como colocar um outdoor do seu consultório para o mundo, ou ter a chance de falar do que você faz e sabe, e ser ouvido como alguém que realmente entende do assunto.
Todo mundo está na internet.
O que você faria se soubesse onde estão reunidos todos os seus possíveis clientes?
Apareça.
7 ótimos motivos para se tornar um dentista 4.0
Será mesmo que vale a pena investir nas novas tecnologias do mercado odontológico? Que tal alguns bons motivos?
Estabelecimento de um processo de melhoria contínua
Graças às inovações tecnológicas, é possível manter sua clínica em um estado de constante evolução. Além de facilitarem os processos internos, conforme vimos, as novas ferramentas otimizam o seu tempo, e ajudam a garantir os melhores resultados possíveis.
Aumento da visibilidade do negócio
Agora ficou mais fácil se destacar. Existe uma série de recursos a disposição de quem deseja ter mais visibilidade e conquistar mais pacientes.
Quem usufrui dos benefícios, alcança um novo patamar.
Melhoria no atendimento
É a sua chance de melhorar o atendimento e a experiência do cliente. Fatores imprescindíveis para qualquer tipo de mercado.
Com a tecnologia, a rotina do consultório se torna mais fluída e agradável ao paciente.
Sem confusão de agenda, sem sala de espera lotada e um atendimento dedicado 100% a qualidade do serviço prestado.
Resultados certeiros
Os métodos mais tradicionais podem sim ter as suas vantagens. No entanto, os resultados podem ser atingidos de forma mais certeira com uso da tecnologia.
Para começar, alguns recursos permitem ao especialista visualizar e apresentar a seu cliente os resultados mesmo antes de começar o tratamento. Desta forma, é possível um planejamento completamente personalizado e um procedimento muito mais seguro.
Além disso, as inovações trouxeram métodos menos invasivos e mais eficazes.
Menores incômodos
Como se tudo o que foi apresentado até aqui não fosse suficiente, o dentista 4.0 traz uma nova maneira de enxergar e trabalhar pela melhor experiência do cliente, reduzindo incômodos e dores comuns aos procedimentos odontológicos.
As inovações focam no que é estritamente necessário, buscando os melhores resultados pelos caminhos mais seguros. Diante disso, são reduzidos cortes desnecessários ou qualquer ação além das já planejadas, afinal de contas, o resultado já foi previsto e o profissional sabe exatamente como alcançá-lo.
Quais são os desafios
As expectativas são realmente positivas. O dentista 4.0 veio para transformar para sempre a odontologia, trazendo melhorias sempre desejadas, mas nunca antes vistas. No entanto, ainda existem alguns desafios pela frente.
Dentre eles a inteligência artificial, que ainda está sendo estudada. Muitas pesquisas permanecem em andamento e apesar das inovações já apresentadas, ainda existem poucas soluções práticas e viáveis. O principal empecilho? O altíssimo investimento.
Além deste, o medo do novo seria também um desafio. Mudanças naturalmente geram temor. Algumas pessoas sentem dificuldades em ter que abrir mão de métodos mais tradicionais pelo desconhecido.
Mesmo com desafios, a previsão é de que muito em breve todos os consultórios odontológicos, bem como outras áreas da saúde, se tornem 4.0.
Você não vai ficar para trás, vai?
Fique atento as novidades!


