Você provavelmente já ouviu falar em marketing odontológico. Mas, mais do que saber o que o termo quer dizer, precisa estar ciente de todas as transformações que o envolvem e de como cada uma delas pode afetar sua carreira e sua clínica.
O tema tem se tornado tão importante, e o recurso tão valorizado, que recentemente o Conselho Federal de Odontologia decidiu ceder a algumas necessidades do mercado, flexibilizando certas ações.
A ideia do marketing odontológico não é simplesmente fazer propaganda e conquistar novos clientes. Graças às suas inúmeras ferramentas, tornou-se possível ao profissional desenvolver um relacionamento mais humanizado com seus pacientes. Relação esta que se inicia ainda fora do consultório, permanecendo mesmo após o tratamento.
Enquanto fortalece sua imagem, tornando-se autoridade em sua área de atuação, o dentista exerce uma função social, transmitindo um pouco de seus conhecimentos e informando a população através de textos educativos, blogs e posts em redes sociais.
Este tema tem muitas facetas, e gostaríamos de apresentar algumas delas a vocês.
Marketing odontológico: Por onde começar
Bem como todos os tipos de publicidade, o marketing odontológico tem seu foco em resultados. No entanto, isso não deve ser pensado exclusivamente a partir da perspectiva da clínica a ser divulgada, mas também, e principalmente, com um olhar para o paciente.
Por causa disso, o primeiro passo, que combina bem o cenário acima descrito, é descobrir para que e para onde está voltada a atenção do público.
Sem dúvidas, atualmente, a maior parte das estratégias estão voltadas ao mundo virtual. Esta é a melhor forma de atingir um grande número de pessoas, e, provavelmente, a única estratégia para o desenvolvimento de um relacionamento contínuo com a clientela.
Sendo assim, estamos falando, pelo menos na maior parte do tempo, em um marketing odontológico a nível digital.
O público está online, isso é fato. Mas como alcançá-lo?
As opções são diversas. Para escolher o melhor canal é preciso entender quem é o seu público alvo e como ele se comporta. Na maioria dos casos, as redes sociais são a melhor opção. Contudo, vale a pena investir também em sites e blogs, já que aparecer nos primeiros lugares do Google pode te gerar ótimas oportunidades.
Após escolher a melhor ferramenta para o seu caso, é hora de descobrir como conquistar a atenção do seu público.
Hoje em dia temos ótimas ferramentas que nos ajudam a saber sobre o que as pessoas estão mais pesquisando, como o Google Keyword Planner e o Google Trends.
Tais recursos podem te ajudar a descobrir os assuntos que estão em alta, ou seja, para onde está voltada a atenção da população. Desta forma, fica mais fácil produzir conteúdos realmente interessantes seja para sua rede social ou site.
A ideia é fornecer um conteúdo que já tenha valor para usuário, provando e comprovando o seu conhecimento na área, desenvolvendo autoridade e criando uma rede de fãs.

3 motivos para investir em Redes Sociais
De acordo com o relatório “2018 Global Digital”, criado pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, o Brasil é um dos três países que mais utilizam a internet, são aproximadamente 9 horas conectados diariamente. Além disso, está entre as nações que passam mais tempo em redes sociais, gastando um tempo diário superior a 3 horas e meia.
O mundo mudou. Você provavelmente já deve ter ouvido falar que, em momentos de crise, sobrevive quem se reinventa mais rápido. Sendo assim, não há outra opção, é preciso acompanhar as novidades.
Investir em marketing odontológico, especialmente por meio das redes sociais, é a sua chance de desenvolver uma vantagem competitiva, não só para conquistar espaço, como também para proteger o lugar que já é seu.
Se as estatísticas e o cenário apresentados não foram o suficiente, vamos te dar mais 3 motivos para investir em redes sociais.
Relação custo-benefício
Sem dúvidas, uma das maiores vantagens do marketing odontológico nas redes sociais. A publicidade tradicional geralmente exige um grande investimento inicial. Um alto custo para um baixo alcance e pouca versatilidade.
Enquanto isso, abrir o seu perfil de negócio em uma rede social é completamente gratuito, e caso queira investir em tráfego pago ou mesmo optar por uma contratação profissional para sua gestão, é você quem determina o tamanho deste investimento.
Acredite, os resultados são excelentes. O alcance via rede social é enorme. Além disso, esses canais proporcionam uma interação mais próxima com o público, permitindo o desenvolvimento de uma relação contínua e de maior confiança.
Análise da concorrência
Hoje em dia, redes sociais para clínicas já não é mais novidade. Não tenha dúvida, seus concorrentes já estão lá, investindo e se dedicando a construir uma presença online.
Por isso, as redes sociais são também sua chance de saber com quem está disputando espaço e como esta pessoa tem trabalhado para conquistar a atenção do público.
Aproveite para descobrir quais são os seus pontos fortes e fracos, otimizando sua estratégia e tornando-a cada vez mais eficaz.
Fidelização
Quando se fala em construção de autoridade, geralmente se pensa em angariar fãs. Mais do que isso, estamos falando em fidelização.
As redes sociais te dão a oportunidade de manter um relacionamento direto com o paciente. Assim, essa é a sua chance de demonstrar como o valoriza e investir em sua satisfação.
Clientes fiéis tornam-se grandes aliados, especialmente para serviços na área da saúde. Quando um amigo ou familiar indica o seu trabalho, a pessoa naturalmente se sente mais encorajada, já que o estímulo parte de um paciente que testemunha sua experiência positiva com a clínica.
Como se posicionar no ambiente virtual
De fato, a grande maioria da população está online, mas não basta criar um perfil na Rede Social, é preciso trabalhá-la da melhor forma possível. Neste sentido, alguns fatores se tornam extremamente relevantes.
Além de construir um perfil completo, fornecendo ao público o máximo possível de informações, você deve se manter focado na produção de um conteúdo de qualidade. Pensando nisso, temos duas dicas básicas.
Não dá para falar em marketing odontológico sem dar destaque ao marketing de conteúdo e ao design.
Marketing de conteúdo
De acordo com a Content Trends, ainda em 2017, mais de 70% das empresas adotavam marketing de conteúdo.
Consegue imaginar o cenário atual? A estratégia está em constante crescimento, tornando-se essencial.
Marketing de conteúdo é o processo de criação de conteúdos personalizados para o seu cliente. Sendo assim, você deixa de publicar apenas propaganda, e passa a desenvolver posts que vão de encontro ao interesse de seus possíveis pacientes.
Anteriormente, compartilhamos algumas dicas de como descobrir quais assuntos estão em alta, agora queremos te explicar como funciona na prática.
Se muitas pessoas estão pesquisando sobre “lentes de contato para os dentes”, este pode ser um ótimo assunto para uma publicação. Explique o que são, como funcionam, para que servem e ao fim, sugira que o usuário tire suas dúvidas.
A ideia é fornecer informação, deixando uma chamada para ação, que seja continuar acompanhando a página ou mesmo marcar uma consulta.
Escreva pensando no paciente, e procure trabalhar conhecimento de valor, respondendo a dúvidas e se colocando como autoridade no assunto.
Design
O texto ou a legenda do post é muito importante, mas a conquista da atenção é responsabilidade do design. Em geral, o público prefere conteúdo visual. Além disso, de nada adianta produzir um ótimo texto, se você não conseguir levar o público até ele.
Sendo assim, pense na arte com carinho. Escolha bem as cores, se possível, defina e mantenha uma identidade visual. Seja original, autêntico e surpreendente. Transmita os valores da clínica desde a primeira impressão.
Para redes sociais, em especial no caso do Instagram, vale pensar: se você não conhecesse este perfil e se deparasse apenas com essa imagem, clicaria para saber mais?

Quais resultados esperar
Antes de mais nada, precisamos ressaltar que, apesar do enorme potencial do marketing odontológico via redes sociais, a estratégia requer dedicação e tempo. Não se constrói autoridade de um dia para o outro.
Muitos dentistas acabam se decepcionando, especialmente por não conseguirem captar novos pacientes, pelo menos não tantos quanto gostariam. A verdade é que, como podemos perceber ao longo deste artigo, a ideia é mais do que simplesmente fazer propaganda.
O marketing odontológico permite reconhecimento de marca, conquista de novos pacientes e fidelização.
Reconhecimento de marca
Sempre que pensa em um determinado produto ou serviço, alguma marca lhe vem à mente. Por exemplo, refrigerante, provavelmente uma determinada marca veio a sua mente.
A ideia é que quando pensarem em dentista, o seu nome e o da sua clínica venham automaticamente a mente das pessoas.
O marketing odontológico te permite ser lembrado e reconhecido.
Mais pacientes
Apesar de muitas vezes serem ótimos profissionais dentro de seus consultórios, a grande maioria dos dentistas não é bom em captar clientes. Para isso, vale abraçar as ações aqui apresentadas.
O segredo não é anunciar, mas interagir e marcar presença. Entenda, quando você for a primeira referência do público em odontologia, não precisará mais se preocupar em como encontrar pessoas ou comprovar sua capacidade.
Fidelização
Mais do que conquistar novos pacientes para sua clínica, o marketing odontológico pode te ajudar a garantir a fidelização dos clientes atuais.
Diversas pesquisas já comprovaram que é muito mais fácil manter clientes do que conquistar novos.
Graças as redes sociais, você consegue investir das duas formas por meio de uma única estratégia. Ao se tornar autoridade, mantendo uma interação direta e qualitativa com o público, fica muito mais fácil provar o seu valor e deixar claro porque ser atendido por você é a melhor escolha.
Está pronto para se tornar um dentista sapiens?
Coloque essas dicas em prática agora mesmo e comece a desfrutar de todos esses resultados!


