Loading...

O marketing odontológico está cada vez mais inteligente... 

Página no Facebook, canal no YouTube, perfil no Instagram ou Linkedin... talvez você já utilize alguns desses recursos para divulgar sua clínica na internet, ou tenha visto algum colega utilizar.

Afinal, se todos estão lá, porque não participar também, correto?

Isso mesmo, mais da metade da população mundial está conectada à rede, incluindo centenas de milhares de empresas e, entre elas, vários concorrentes seus.

O que significa dizer que não basta apenas marcar presença na web, é preciso fazer isso do jeito certo. No caso de um dentista, olhando de perto as regras do marketing odontológico para redes sociais.

Marketing odontológico e presença digital

Entre as várias mudanças que a internet trouxe para o século XXI estão a intensa pesquisa na web que precede a escolha de um produto ou serviço e a grande influência que conteúdos de qualidade têm nas decisões de compra.

Numa tradução literal para o mercado odontológico, se antes as pessoas baseavam-se unicamente em um anúncio ou indicação para escolher um dentista, agora elas abrem o Google e as redes sociais para investigar primeiro. 

Ou, o que é mais comum: procuram aquele profissional que aparece com frequência em suas timelines oferecendo conteúdo relevante e acaba sendo percebido como autoridade em sua área de atuação.

Estar presente nas redes sociais em que o seu público navega, oferecer conteúdo relevante, com constância e alinhado ao seu propósito, utilizar um design atraente e relacionar-se com o público, respondendo perguntas e estimulando debates, são as bases para uma presença digital de sucesso. 

Atingi-la significa que você se destacou da concorrência e vai angariar muitos novos pacientes apenas com marketing digital.

Marketing odontológico para as redes sociais: você é o que você publica

Quando um provável cliente visita sua página em uma rede social, tudo que ele vai ver é o que está publicado lá. 

Suas fotos, artigos, vídeos, frases serão analisados consciente e inconscientemente para traçar um perfil seu e do serviço que você oferece. 

Os comentários que você faz, as respostas que você dá – ou deixa de dar – também darão uma enorme contribuição para a imagem que terão de você.

Se o que o visitante encontrar for conteúdo de qualidade que demonstre o quanto você é especialista na sua profissão, apoiado em interações prestativas e cordiais nos campos de comentário, ele formará um perfil positivo e sairá da página com uma ótima primeira impressão. 

Já se o que estiver publicado lá tiver pouca ou nenhuma relação com seu trabalho, ou for superficial demais, a primeira impressão pode não ser muito positiva. E provavelmente ele não dará a você uma segunda chance.

Quem acessa suas páginas e perfis jamais irá parar para pensar que talvez você esteja simplesmente muito ocupado para publicar conteúdo, não escreve muito bem, não gosta de vídeos e apesar de tudo isso é um excelente profissional. 

A menos que você já tenha criado uma boa reputação, e isso normalmente é mérito de muitos e muitos anos de profissão aliados a outras tantas estratégias de marketing.

Então, se você quer atrair novos pacientes usando as redes sociais, deve pensar muito bem no que vai publicar e como.

Regras de ouro para um bom conteúdo

Você precisa ser visto como alguém que domina os segredos da profissão, uma autoridade no assunto. Invista em publicações que transmitam essa ideia. 

Por exemplo: se você é especialista em implantes, fale dos benefícios para a saúde e autoestima do implante dentário, da qualidade dos materiais utilizados no procedimento, dos cuidados na manutenção desses materiais, das técnicas que você utiliza e, sobretudo, do que faz você melhor do que a concorrência.

Tome muito cuidado com a forma como você se expressa, tanto em vídeo quanto escrevendo. 

Erros de português podem acabar com a sua imagem, mas você não precisa usar um vocabulário complexo demais para se comunicar.

Por fim, mas não menos importante: invista em design de qualidade.

Vale a pena contratar um serviço profissional para desenvolver um padrão atraente e moderno para suas publicações.

Lembre-se que a aparência fala por si, e muitas das conclusões que as pessoas vão tirar sobre você na internet estão relacionadas diretamente com as imagens que você utilizar.

Marketing odontológico: design também é qualidade

Não custa repetir: você precisa transmitir qualidade em tudo que faz na internet se quiser ter sucesso.

Esse “tudo” vai desde a imagem do seu perfil até itens como foto de capa e cenário dos vídeos (não, este último não precisa ser uma superprodução, mas é importante que deixe a impressão certa).

Quando estão navegando, as pessoas são praticamente bombardeadas por tudo quanto é tipo de conteúdo, e precisam escolher rápido para aproveitar melhor o tempo online.

A aparência do que você publica é a primeira coisa que elas vão perceber e será uma das principais influências na decisão dessas pessoas de prestar atenção ou não no que você tem a dizer.

Marketing odontológico: normas de comunicação para profissionais da saúde

Como todo profissional da saúde, dentistas precisam ficar atentos às normas a que estão sujeitas suas ações de marketing. Segundo o Manual de Publicidade Médica publicado pelo Conselho Federal de Medicina, a publicidade dos serviços é permitida, mas com algumas restrições, como:

  1. Utilização de fotos de pacientes: mesmo com autorização do paciente, fotografias para demonstração de resultados de tratamentos são proibidas;
  2. Garantia de resultado: os posts não podem dar a entender que o tratamento tem resultado garantido. O mesmo vale para o anúncio de equipamentos;
  3. Preços de procedimentos: anúncios com divulgação de preços ou formas de pagamento de procedimentos não são permitidos;
  4. Expressões vetadas: nenhuma comunicação pode utilizar expressões como “o mais eficiente”, “resultado garantido”, “o único capacitado” ou termos semelhantes.

Marketing odontológico: apareça na medida certa

Nem de mais, nem de menos. Bombardear seus seguidores com posts várias vezes ao dia, além de trabalhoso, é inútil. 

Quem exagera no número de publicações normalmente acaba conseguindo justamente o contrário do que busca: a debandada geral dos fãs, sufocados pelo excesso de mensagens.

Planeje o que você quer publicar e quando, e faça isso com moderação. Comece com dois ou três posts por semana em dias e horários alternados e vá acompanhando o engajamento (quantas curtidas, comentários e compartilhamentos você recebe). 

Teste períodos diferentes até achar aqueles que alcançam os melhores resultados. Aos poucos, você formará um calendário ideal.

E lembre-se de montar uma programação que tenha coerência: assuntos aleatórios só confundem, atrapalhando a construção da sua reputação online.

As melhores redes sociais para dentistas

Sem dúvida, hoje, as melhores redes para um dentista usar em sua estratégia de comunicação são o Facebook e o Instagram. 

Enquanto a primeira é campeã de usuários no Brasil (cerca de 130 milhões, perdendo apenas para a Índia e Estados Unidos), a segunda é a que mais cresce no mundo, e, novamente, os brasileiros contribuem muito para esse resultado (somos o segundo país em número de usuários na plataforma).

Entre as razões para o sucesso dessas redes estão a renovação constante de recursos - o Instagram, por exemplo, costuma lançar novos efeitos e funções em intervalos curtos de tempo, que duram, em média, 15 dias – e a ampla gama de formatos que as plataformas oferecem, unindo textos, imagens, enquetes e vídeos.

Além disso, e talvez este seja o ponto mais importante, ao contrário de ferramentas como Linkedin, onde a interação tem um perfil profissional e “frio”, o Facebook e o Instagram caracterizam-se pela comunicação num tom mais emocional e caloroso, coisa que brasileiro adora.

Uma última coisa a ter em mente é o perfil dos usuários nessas redes: aos poucos, muitos jovens estão abandonando o Facebook e migrando para o Instagram, enquanto cresce o número de pessoas com mais de 55 anos no Facebook. 

O fenômeno tem muito a ver com a aceitação a novas tecnologias: enquanto os mais velhos levam tempo até decidir enfim fazer parte de uma rede social – e preferem a mais conhecida – os jovens seguem buscando novidades.

Marketing odontológico: concluindo... 

O surgimento das redes sociais trouxe para o marketing odontológico toda uma série de recursos que facilitam imensamente a divulgação de produtos e serviços. 

Se antes era preciso contar com a sorte ou desembolsar uma quantia significativa para se firmar no mercado, hoje é possível conquistar novos pacientes investindo muito menos.

Mesmo assim, apenas criar páginas e perfis nessas plataformas não é sinônimo de sucesso. 

Construir uma presença digital forte depende de fatores como conteúdo de qualidade, consistência e relacionamento com os seguidores. 

Apostar na ajuda de profissionais para montar sua estratégia e cuidar da comunicação é sempre uma boa pedida para quem quer economizar tempo e maximizar os resultados.



Subscribe to our Newsletter

Get New Posts to Your Inbox

A successful marketing plan relies heavily on the pulling-power of advertising copy. Writing result-oriented ad copy is difficult. 

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.