Se marketing para dentistas é algo que lhe interessa, saiba que conquistar novos pacientes nem sempre é tarefa fácil para um dentista, mas certamente ficou muito mais simples após a chegada da internet.
Se antes, para atrair clientes, você dependia de indicações e anúncios nas páginas amarelas da finada lista telefônica, ou ainda - numa estratégia de marketing mais avançada (e cara) - de outdoors, rádio e televisão, agora, basta garantir presença relevante na web para ver o consultório lotado.
Afinal, é lá que todo mundo se encontra!
Nos últimos cinco anos, o número de buscas pelo termo “dentista” no Google só aumentou (experimente abrir o Google Trends – ferramenta do Google que mostra a frequência com que um termo é procurado na web – e digitar “dentista”: você vai se surpreender com o gráfico).
Também, pudera: a dupla celular + internet viraram a forma mais rápida de encontrar qualquer coisa no mundo. E se você estiver com dor de dente, quanto menos tempo levar para achar um dentista, melhor.
Marketing para dentistas usando as redes sociais
Segundo o último levantamento do IBGE, 75% dos domicílios brasileiros têm acesso à web, somando 126,4 milhões de usuários. Isso no final de 2017, data em que a pesquisa foi realizada.
Agora, observando um pouco as pessoas nas ruas (e restaurantes, cafés, lanchonetes, supermercados e até em consultórios odontológicos), com seus celulares em punho e olhos vidrados na tela, dá para imaginar que esse número só aumentou de lá para cá.
Além da quantidade de usuários, o Brasil também é destaque no cenário mundial quando o assunto é internet: somos o terceiro país do mundo em tempo de uso diário!
E adivinha o que o brasileiro mais gosta de fazer quando está online? Trocar mensagens e acessar redes sociais!
E acontece que redes sociais são uma ferramenta maravilhosa quando o assunto é conquistar clientes para profissionais da saúde.
Sim, é em redes como Facebook, WhatsApp, Instagram, YouTube e Linkedin que as pessoas ficam sabendo de tudo que acontece ao seu redor, trocam dicas e também procuram referências de produtos e serviços.
Grandes redes de notícia já entenderam que não dá para ficar fora delas, e profissionais antenados aprenderam a se posicionar nesse ambiente para liderar seus mercados de atuação.
05 dicas para você conquistar clientes nas redes sociais
Se usar as redes sociais para atrair novos clientes fosse tão fácil quanto parece, todo mundo viveria com a agenda lotada, certo? Exato!
Há algumas regras que toda boa estratégia de marketing precisa seguir para alcançar o sucesso, e que valem também no marketing para dentistas. Neste artigo, selecionamos 05 dicas valiosas para promover sua clínica nas redes sociais.
1. Marketing para dentistas: conheça seu público
Esta etapa é importantíssima, e frequentemente negligenciada por muitos profissionais. Se você quer atrair novos pacientes – e reter os atuais – você precisa entender quem são esses pacientes e o que eles estão buscando na rede.
Preste atenção aos pacientes atuais
Uma das melhores maneiras de conhecer seu público é prestar atenção aos seus pacientes. Qual a faixa etária média, onde moram, em que trabalham são dados básicos para compor o perfil das pessoas que você quer atingir.
Outra fonte riquíssima de informação são as perguntas feitas em seu consultório. Quais são as que mais se repetem, aquelas que a maioria dos pacientes faz?
Normalmente, perguntas feitas pessoalmente multiplicam-se nas buscas do Google e somam milhares de curtidas nas redes sociais para quem sabe como respondê-las.
Pesquise nas próprias redes sociais
E por falar em redes sociais, lá você também pode reunir muita informação. Se você já tem perfil em alguma delas, preste atenção às postagens com mais interação e leia os comentários – eles costumam gerar insights valiosos para novas publicações.
Visite os perfis de seus principais concorrentes e analise os posts: assuntos mais comentados e curtidos dão pistas sobre o que as pessoas estão buscando e se elas estão tendo ou não respostas satisfatórias.
Talvez você possa respondê-las de forma mais clara e precisa com publicações específicas na sua página.
Em redes como o Facebook, por exemplo, você pode ainda participar de grupos de discussão que têm alguma relação com sua especialidade.
Assim, se você é ortodontista, por exemplo, pode buscar por grupos que discutem estética facial. Já no Instagram pode usar o filtro por hashtags para identificar o que é publicado e quais assuntos têm mais interação.
Fale a língua dos seus pacientes
Utilize uma linguagem clara e de fácil entendimento. Lembre-se sempre que você está falando com pessoas que não têm intimidade com todo o vocabulário da sua profissão.
Procure evitar termos técnicos e, quando eles forem imprescindíveis, procure esclarecer de forma simples do que se trata.
Outro ponto importante é prestar atenção ao perfil de seus pacientes atuais e “calibrar” os textos para que não fiquem rebuscados ou informais além da conta.
2. Marketing para dentistas: seja consistente
Nada melhor para perder audiência nas redes sociais do que a falta de consistência. Você pode ter um conteúdo excelente, mas, se não mantiver uma certa periodicidade nas postagens, logo vai perder seguidores.
O primeiro ponto a ter em mente é que conteúdo de menos não deixa rastro – você precisa ultrapassar a barreira da memória de curto prazo se quiser ser lembrado. Não adianta nada fazer um post hoje, outro daqui a cinco dias e um terceiro depois de um mês. Você vai precisar de planejamento se quiser ser consistente.
Comece estabelecendo dias e horários fixos durante a semana para suas postagens em cada rede social, planeje o que você vai publicar e quando.
Acompanhe os resultados e, se o número de curtidas e interações for pequeno, experimente alterar essas datas.
Como cada público tem suas particularidades, será necessário testar por algum tempo até descobrir a melhor programação para o seu tipo de negócio.
E cuidado com conteúdo em excesso: ele pode deixar seus seguidores irritados, roubando espaço de outros posts que eles também gostariam de ler. E você não vai querer ser o chato da internet, vai?
3. Marketing para dentistas: Invista em um design único
Tempo é um recurso raro e muito disputado na internet. Se você quer que alguém pare e leia o que tem a dizer, um conteúdo maravilhoso não será suficiente. Ele precisa ser bem apresentado, e isso significa design de qualidade.
Encante seu público investindo em design e você aumenta suas chances de ser notado. E os benefícios não param por aí.
Outra grande vantagem de um bom design é a credibilidade: publicações bem apresentadas são percebidas como profissionais, o que é automaticamente associado à sua marca.
4. Marketing para dentistas: defina seu posicionamento e reforce-o
Posicionamento é aquilo que diferencia você de outros profissionais. Para um dentista, ele começa na especialidade: dentística, endodontia, odontogeriatria, odontopediatria, periodontia, enfim, o campo em que você atua.
Mas é preciso ir um pouco mais além e entender o que o distingue você de outros profissionais com a mesma especialidade.
Sua clínica oferece um tratamento novo no mercado, que as outras ainda não utilizam? Alguma técnica especial? Você investe mais em atendimento ou equipamentos que as outras clínicas?
Anote tudo que você tem de melhor em relação à concorrência e analise os pontos mais relevantes (lembre-se também de prestar atenção aos seus pacientes atuais e no que eles elogiam). São esses pontos que você vai trabalhar nas publicações.
Procure manter o foco das postagens nesses assuntos, utilizando conteúdos que reforçam suas vantagens e benefícios.
5. Marketing para dentistas: aumente sua abrangência
Por melhor que seja seu conteúdo, você dificilmente vai conseguir atingir um grande número de pessoas sem uma ajudinha da mídia.
Se algum dia o alcance orgânico (número de pessoas que viu suas publicações sem que você tenha pago para isso) já foi rei, hoje a história é um pouco diferente.
Redes como o Facebook, por exemplo, costumam limitar o aparecimento de posts de páginas de negócios no feed dos usuários para priorizar posts de amigos e parentes. A menos, é claro, que você impulsione esses posts, pagando para que eles apareçam mais.
A grande vantagem aqui é que, quando você decide pagar para que estes posts atinjam um número maior de pessoas, você pode definir o perfil da audiência que verá seu conteúdo. E ela não precisa ser formada somente por seus seguidores.
Muito pelo contrário, é possível aumentar bastante o alcance do seu conteúdo e, de quebra, ganhar novos seguidores.
A receita para o sucesso aqui consiste basicamente em saber exatamente quem é o público que você deseja atingir e promover conteúdo de qualidade (veja novamente as dicas 1, 3 e 4).
Marketing para dentistas: concluindo...
Marcar presença nas redes sociais é parte fundamental da estratégia de marketing para dentistas, mas só funciona se tudo for planejado e executado da maneira certa.
Antes de começar a postar, tire um tempo para avaliar seus objetivos, conhecer o público que você quer atingir e definir com clareza seu posicionamento.
Lembre-se de que investir em um design de qualidade vai contribuir muito para sua imagem e para o sucesso de suas publicações, e que é preciso consistência nas postagens para ser notado.
Na dúvida, guarde nossas dicas para consultar sempre que preciso, e não tenha receio de buscar ajuda profissional quando achar necessário.


.png)