Loading...

As redes sociais  são um assunto bem atual. Assim, o Dentista que não estiver atualizado, já está sendo deixado para trás por seus concorrentes. 

Pode parecer exagero, mas acredite, é a mais pura realidade. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de pessoas passaram a usar a internet somente no último ano. Sem falar que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países que passam mais tempo nas redes sociais. 

Assim como outros tipos de consumidores, o público que precisa ou ainda precisará de atendimento odontológico está conectado, mas e você dentista? 

As redes sociais para dentistas são uma ótima forma de divulgação de consultórios e clínicas. Além disso, são o canal perfeito para promover conexão e estreitamento entre você profissional e seus possíveis pacientes. 

Enquanto você fica preso dentro do consultório, seus concorrentes se tornam autoridade através das mídias sociais, realizam tratamentos caros, ganham visibilidade, credibilidade e investem tempo em fidelização. 

Preparamos 5 dicas para você, que deseja não só usufruir de todos os benefícios que as redes sociais podem garantir, mas aprender a usá-las para vender tratamentos caros.

Seja específico: quem é o paciente que você quer atrair para o seu consultório?

Geralmente temos a impressão que investir em redes sociais é falar com todo mundo. Apesar de tal coisa ser verdade até certo ponto, não é bem assim que funciona. 

Antes de começar a investir tempo e até dinheiro nas redes sociais de seu consultório ou clínica, você deverá definir bem um público alvo. Se o seu desejo é vender tratamentos mais caros, isso com certeza deve ser considerado. 

Desta forma, você conseguirá criar estratégias realmente eficazes, capazes de produzir resultados reais. 

Para isso, tenha em mente os diferentes tipos de clientes existentes em seu mercado. Leve em conta idade, sexo, renda, nível de escolaridade, comportamentos geográficos, preferências, estilo de vida, dentre outros fatores relevantes ao que você oferece. 

Em suma, construa um nicho bem definido e saiba exatamente com quem você deseja se comunicar. 

Pense-se bem, quem é o cliente que aceita pagar mais caro pelo tratamento?

Se você já definiu o preço, deve usar isso durante a fase de segmentação. Sendo assim, interaja com pessoas que condizem com a situação social da sua persona. 

Com essas informações, você terá também um direcionamento de quem são seus concorrentes. Aproveite para checar as estratégias que eles estão usando e aprender como melhorar as suas. 

Se você já especificou o seu nicho e sabe exatamente com quem deseja se comunicar, está pronto para nossa próxima dica.


Conecte-se: Como você chamará a atenção dessas pessoas?

Ser expert em seu público é sem dúvidas o primeiro passo para usufruir dos benefícios das redes sociais para dentistas. No entanto, usá-la para vender tratamentos caros não será assim tão fácil. 

Mas fique tranquilo, estamos apenas começando. 

Para entender o desafio, basta refletir: das centenas de imagens que passam em sua timeline, quantas você realmente tira tempo para olhar? 

De maneira geral, dedicamos em média 10 segundos para saber do que se trata uma publicação, isso quando realmente estamos interessados no post. 

Diante disso, voltemos aquele velho ditado: “uma imagem vale mais que mil palavras”. O seu sucesso começa na arte. As imagens causarão a primeira impressão, e a partir delas ficará definido se aquele post merece ou não a atenção do público. 

Após ganhar a atenção, para garantir o engajamento, você deverá apresentar aos usuários um conteúdo de qualidade. Aqui vale ressaltarmos algo importantíssimo. 

As redes sociais para dentistas não são um canal exclusivo de propaganda, até porque ninguém gosta de se relacionar com alguém que só fala se si. 

Se você deseja vender tratamentos caros, deverá se tornar autoridade. Para isso, compartilhe conteúdo de outras fontes, espalhe conhecimento, solucione dúvidas, atenda uma necessidade do público, dê algo de valor em troca de sua atenção.

Personalize seu conteúdo para cada rede social

Não poderíamos deixar de te dar essa dica. Depois de descobrir que tipo de postagem o seu público gosta, muitas pessoas costumam espalhar posts iguais em todas as suas redes sociais. Acredite, isso está longe de ser efetivo. 

Para começar, os usuários são diferentes, o que quer dizer que a comunicação também é. Além disso, cada ferramenta dispõe de recursos próprios e todos eles merecem e devem ser aproveitados.


Relacione-se: Conteúdo é cola social. O conteúdo também gera o engajamento

Você já ouviu falar em marketing de conteúdo? 

Gerar conteúdo para redes sociais é mais do criar posts, é preciso construir relevância e marcar presença na vida de um público alvo específico. Se você deseja se tornar autoridade, deve interagir com o seu público em busca de conquistar engajamento. 

De acordo com o Social Trends 2019, as empresas que investem em conteúdo de qualidade para atrair clientes recebem 1,2 visitantes a mais do que as demais organizações. 

A ideia é criar conteúdo personalizado, com qualidade, e que realmente tenham valor para o usuário. 

Com isso, quatro vantagens estão garantidas: sua clínica ganha mais visibilidade, você se torna uma autoridade, ocorre fidelização de clientes e, por último, mas não menos importante, bem conceituado e com um número de fãs já conquistados, você ganha espaço para vender tratamentos caros. 

Enquanto produz conteúdos relevantes, que fazem a diferença, aproveite para se relacionar. 

Com posts que realmente interessam você começará a receber mais curtidas, comentários, e quem sabe até mesmo mensagens privadas. Diante disso, não basta publicar, é preciso interagir. 

Esteja próximo da sua audiência

Que tal alguns hacks para tornar sua estratégia de conteúdo mais eficiente? 

  • Não poste conteúdos repetidos 
  • Esteja atento às regras de cada rede social 
  • Não use imagens com direito autoral sem autorização prévia do responsável
  • Crie uma identidade visual para sua clínica 
  • Defina uma linguagem 
  • Não implore por curtidas ou seguidores 
  • Não se esqueça das hashtags, mas também não exagere
  • Priorize coisas que realmente interessam ao seu público
  • Não divulgue nada antes de conferir a fonte
  • Fique atento ao Código de Ética Odontológica. 


Esteja presente: A importância de manter uma presença ativa nas redes sociais


Ainda tem dúvidas sobre a relevância das redes sociais para dentistas? Nas palavras de Diego Brito, CEO da General Marketing, “as redes sociais se tornaram a mídia de maior impacto e consequentemente a que possui a maior eficiência para vender produtos, ideias e até mesmo presidentes da república”. 

Esteja presente! 

Ter presença digital é mais do que ter um site ou um perfil em uma rede social. Você deve se posicionar, construir autoridade e engajar o seu público.

Pois é, isso você já sabe como fazer. 

Se neste momento alguém a procura de uma clínica odontológica pesquisar pelo seu nome ou pelo nome de sua clínica nas redes sociais, o que irá encontrar? 

Há muito tempo deixamos de procurar referências em listas e revistas. 

Hoje em dia a porta da sua clínica não é apenas aquela que está de frente para rua, mas está a alguns cliques de um público cada vez maior via redes sociais. 

Vamos revisar o que você já sabe sobre redes sociais para dentistas. 

  • É preciso definir um público alvo
  • Uma estratégia de conteúdo é indispensável
  • Você deve ter um bom plano para chamar atenção dos usuários
  • É importante investir em conteúdos de qualidade 

Isso é exatamente o que você precisa para manter uma presença ativa. Tire essas dicas do papel. 

Consistência: É importante manter a paciência e enxergar o trabalho nas redes sociais

Diante de tudo que vimos até aqui, a ideia de redes sociais para dentistas pode parecer milagrosa. Contudo, a realidade não é bem essa. A ferramenta tem um altíssimo potencial, mas bem como outros canais de prospecção, exige investimento e constância.

A má notícia é que os melhores resultados virão a médio prazo. Mas a boa, é que nas redes sociais as coisas funcionam como uma bola de neve. 

Um usuário gosta do seu post, clica, marca alguém, compartilha, mais pessoas repetem tal comportamento e cada vez mais gente curte e dissemina suas postagens. Acredite, essa é uma grande conquista e, sem dúvidas, deve ser um de seus objetivos. 

Para que isso torne-se possível é necessário publicar sempre sem perder a qualidade. Cada rede tem sua própria demanda, no Instagram e no Facebook, por exemplo, entre uma e três postagens diárias é uma ótima meta, enquanto no YouTube, uma publicação semanal pode ser suficiente.

De qualquer forma, não deixe de fazer testes e adaptações. Encontre a média de postagens que mais agrade os usuários e cuidado para não saturar a sua audiência. 

Conhecendo melhor o seu público você saberá exatamente o que fazer. 

Quanto mais engajamento e autoridade, mais facilidade na venda de tratamentos caros, afinal você não investiria mais por alguém que não se destacasse. 

As redes sociais são ferramentas baratas, eficazes e de grande alcance, ficar de fora não é uma opção.

Subscribe to our Newsletter

Get New Posts to Your Inbox

A successful marketing plan relies heavily on the pulling-power of advertising copy. Writing result-oriented ad copy is difficult. 

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.